CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EAD ONLINE

Especialização em Ensino da Literatura e Produção de Textos em Língua Inglesa

Sobre o curso

A Pós-Graduação em Ensino da Literatura e Produção de Textos em Língua Inglesa é um diferencial competitivo para profissionais que desejam se especializar nesta área importante para a socialização e participação de uma cultura globalizada. A compreensão e uso da língua inglesa é imprescindível, uma vez que a globalização fez com que essa língua se tornasse uma comunicação mundial. O inglês está nos estudos, nas viagens, nos negócios, nas redes e em vários outros ciclos do cotidiano. Saber sobre a literatura inglesa e suas ramificações é importante para se manter conectado ao restante do mundo. O inglês exerce forte influência sobre a cultura de vários países.


Webinário FGS

É um seminário online em vídeo, gravado ou ao vivo, que permite a interação da audiência via chat dentro do nosso AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem, a plataforma Orchestra/Classroom ou através da plataforma Google Meet, que permite interação síncrona. É um eficiente formato de apresentação e discussão de conteúdo para o aprendizado contínuo, constituindo-se um diferencial dos cursos Suprema/FGS EAD.

Ao concluir o curso, o estudante ou o profissional receberá o certificado de Pós-Graduação Lato Sensu em Ensino da Literatura e Produção de Textos em Língua Inglesa


Coordenador (a) do Curso

Profª Dra. Francisca Cristina de Oliveira e Pires


Público-alvo

Professores e profissionais da área da educação portadores de diploma de curso superior.


Disciplinas

Disciplina 1: Oficina de Textos em Inglês

Unidade I
Uso de Pistas Tipográficas e Evidências Visuais Para Dedução e Inferência (“Prediction”) e Uso da Linguagem Verbal e Não Verbal
Aplicação das Técnicas de “Skimming” e Ativação do Conhecimento Prévio Através das “Known Words” para Compreensão Textual Inicial
Identificação do Veículo, Fonte, Assunto e Público Alvo
Identificação das Palavras Cognatas, Repetições, Uso de Dicionários e Aplicação da Técnica de “Scanning”

Unidade II
Produção e Compreensão de Textos Orais
Recursos Coesivos e de Coerência
Produção de Textos Escritos em Espanhol
Narração Escrita – Formulação e Construção

Unidade III 
Afixos em Inglês
Identificação de Gêneros Textuais Acadêmicos
Identificação de Gêneros Textuais Não Acadêmicos
Imperativo em Inglês

Unidade IV
O Modelo Comunicativo de Roman Jakobson
As Funções da Linguagem
Recursos de Produção do Texto Escrito
Estratégias de Coesão e Coerência no Texto Escrito

 

Disciplina 2: Oficina de Textos em Inglês Avançado

Unidade I
Falando Sobre Sua Rotina
Falando Sobre o Passado e os Lugares
Perguntando e Identificando Pessoas
Perguntando e Descrevendo Locais e Viagens

Unidade II
Advérbios de Frequência
Passado Simples em Respostas Curtas
Preposições de Lugar e Quantificadores
Perguntas 5w1h

Unidade III
Reduções e Contrações
Sotaques e Regionalismos da Língua Inglesa
Diálogos e Músicas em Inglês
Redução do “To”

Unidade IV
Escrevendo Sobre Atividades Favoritas
Leitura Dinâmica em Inglês
Leitura Objetiva em Inglês
Dicas e Considerações Sobre Leitura Textual em Inglês


Disciplina 3: Oficina de Tradução, Versão e Interpretação em Inglês

Unidade I
Tradução, Versão e Interpretação     
Tradução Literária                                
História da Tradução na Língua Inglesa       
Teorias da Tradução

Unidade II
Tradução Literária Versus Científica
Métodos e Tecnologias Para Tradução
Estratégias de Tradução
Aspectos Linguísticos da Língua Inglesa

Unidade III 
Introdução à Interpretação
História da Interpretação Linguística
A Versão na Língua Inglesa
Versão e Adaptação na Tradutologia

Unidade IV
Interpretação Teórica e Prática na Língua Inglesa a Partir da Cultura Anglo-Saxônia
Terminologia da Interpretação e Estudo da Língua Inglesa
Estratégias de Interpretação a Partir da Tipologia e dos Gêneros Textuais na Tradução
Ética do Tradutor Profissional

Disciplina 4: Textos Fundamentais de Ficção em Língua Inglesa
Unidade I
Elementos Textuais de Ficção na Literatura Inglesa
Narrador, Fluxo Narrativo, Ponto de Vista e Voz Narrativa
O Enredo no Texto de Ficção na Literatura Inglesa
As Personagens na Construção do Texto em Literatura Inglesa

Unidade II
Panorama dos Elementos de Ficção na Literatura Inglesa
Propósito Autoral, Intenção e Tema na Literatura Inglesa
A Ironia nos Textos de Ficção na Literatura Inglesa
Características do Diálogo na Literatura Inglesa

Unidade III
Era Vitoriana: George Eliot Charlotte, Emily e Anne Brontë
Era Vitoriana: Oscar Wilde, Daniel Defoe
Era Vitoriana: Charles Dickens e Jonathan Swift - Vida E Obra
Era Vitoriana: Jane Austen - Vida e Obra

Unidade IV
Período Modernista: James Joyce e O Fluxo de Consciência
Período Modernista: D.H. Lawrence - Vida e Obra
Período Modernista: Virgínia Wolf - Vida e Obra
Período Modernista: T.S. Eliot - Vida e Obra

Disciplina 5: Textos Fundamentais de Poesia em Língua Inglesa

Unidade I
O Texto em Verso e as Funções da Linguagem
Estratégias Linguísticas dos Textos em Versos
Contexto Histórico e Sociocultural
Procedimentos de Leitura de Textos em Língua Inglesa

Unidade II
Períodos da Língua Inglesa e os Textos Fundamentais
Contextos Históricos da Literatura Anglófona
Técnicas de Leitura de Poemas emm Língua Inglesa
Grandes Escritores Ingleses

Unidade III
Períodos do Romance Durante o Modernismo
Textos de James Joyce
Epifanias e Questões de Identidade nas Obras Modernistas
Obras do Modernismo para o Cânone Literário

Unidade IV
D.H Lawrence
Relevância de D.H Lawrence para a Literatura Inglesa
Analisando Virginia Woolf
Virginia Woolf Para a Literatura Inglesa



Trabalho de Conclusão do Curso - TCC
(OPTATIVO)

Informações e Inscrições: (32) 2101-5039 (Pós-graduação Suprema)

A orientação se dará através de vídeos, aulas, materiais complementares e/ou fóruns de discussão com o tutor/professor, após contratação da disciplina extra de Metodologia da Pesquisa, acrescidos de mais dois meses de pagamento de mensalidades.

Disciplina 1: Introdução ao Método Científico:

• Métodos Científicos;
• Metodologia: do conhecimento prévio à síntese;
• Como selecionar a técnica apropriada ao seu objeto de estudo
• Hipóteses de Pesquisa.

Disciplina 2: Qualidade da Informação e Pesquisa em Bases de Dados:

• Fontes Confiáveis de Informação Acadêmica;
• Escolha de Fontes para Elaboração de Materiais.
• Pesquisa na Base de Dados SciELO.

Redação Científica: Tutorial e Acompanhamento para Elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso do Estudante até o 12º mês
• Normatização do Trabalho de Conclusão de Curso;
• Elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso no formato de Artigo Científico Original, Artigo de Revisão ou Artigo de Relato de Experiência que contenham propostas de intervenção na unidade escolar dos pós-graduandos;
• Acompanhamento e Tutoria para Elaboração de Artigos Científicos.


Local

CURSO EAD: PLATAFORMA OSCHESTRA CLASSROOM


Certificação MEC

  • Cursos autorizados de acordo com a resolução MEC N° 1/2018
  • Mesmo diploma do ensino presencial.

e-Biblioteca

Acervo disponível na biblioteca virtual acervo composto de aproximadamente 2500 (dois mil e quinhentos) livros digitais, bases de dados e outros recursos digitais disponibilizados pela biblioteca da IES


Documentação necessária para inscrição

Enviar para: posgraduacao@fgs.suprema.edu.br

  • 1 foto 3X4;
  • RG, CPF ou carteira do conselho regional (frente e verso);
  • Título de eleitor (frente e verso);
  • comprovante de residência;
  • Diploma (frente e verso).