CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EAD ONLINE

Especialização em Educação Especial Inclusiva e para a Diversidade

Sobre o curso

O curso de Pós-Graduação em Especialização em Educação Especial Inclusiva e para a Diversidade tem o objetivo de levar os profissionais da educação à reflexão e imersão na temática, de forma que possam superar os desafios encontrados na prática, considerando que todos os alunos possuem o mesmo direito de aprendizagem, independentemente de suas diferenças e deficiências.


Webinário FGS

É um seminário online em vídeo, gravado ou ao vivo, que permite a interação da audiência via chat dentro do nosso AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem, a plataforma Orchestra/Classroom ou através da plataforma Google Meet, que permite interação síncrona. É um eficiente formato de apresentação e discussão de conteúdo para o aprendizado contínuo, constituindo-se um diferencial dos cursos Suprema/FGS EAD.

Ao concluir o curso, o estudante ou o profissional receberá o certificado de Pós-Graduação Lato Sensu em Especialização em Educação Especial Inclusiva e para a Diversidade


Coordenador (a) do Curso

Profª Dra. Francisca Cristina de Oliveira e Pires


Público-alvo

  • Professores e profissionais da área da educação portadores de diploma de curso superior.


Disciplinas

 

Disciplina 1 : Educação em Direitos Humanos

Unidade I – Introdução à Educação em Direitos Humanos
• Delimitações Teóricas e Metodológicas da Educação
• Tratados Internacionais de Direitos Humanos
• Educação em Direitos Humanos e o Contexto Brasileiro
• Educação em Direitos Humanos na Contemporaneidade


Unidade II – Regulamentação e Diretrizes dos Direitos Humanos na Educação
• Regulamentação dos Direitos Humanos na Legislação Brasileira
• Perspectivas Legais e Desafios da Educação em Direitos Humanos
• Diretrizes Nacionais Para A Educação em Direitos Humanos
• Direitos Humanos no Ambiente Educacional


Unidade IIII – Metodologia do Ensino de Direitos Humanos
• Proposta Metodológica e a Educação em Direitos Humanos
• Direitos Humanos no Ensino Fundamental
• Direitos Humanos no Ensino Médio e na Educação Profissional
• Direitos Humanos no Ensino Superior


Unidade IV – Conteúdo Educacional de Direitos Humanos

• Educação em Direitos Humanos na Educação Não Escolar
• Educação Para Paz
• Educação em Valores
• Desafios e Tendências da Educação em Direitos Humanos



Disciplina 2: Desenvolvimento Neuropsicomotor e Aprendizagem

Unidade I – Desenvolvimento Motor da Criança
• Desenvolvimento Motor
• Desenvolvimento Motor da Criança
• Reflexos Infantis
• Habilidades Motoras Rudimentares

Unidade II – Locomoção, Equilíbrio e Problemas Neuropsicomotores na Criança
• Crescimento e Desenvolvimento Motor de Crianças
• Locomoção
• Equilibração e Manipulação
• Problemas do Desenvolvimento Neuropsicomotor

Unidade III – Desenvolvimento Neuropsicomotor em Crianças e Adolescentes
• Habilidades Especializadas
• Combinação de Movimentos
• Crescimento e Desenvolvimento Motor de Crianças
• Crescimento e Desenvolvimento Motor de Adolescentes

 

Unidade IV – Aprendizagem Motora

• Aprendizagem Motora
• Fatores Intervenientes
• Resultados da Aprendizagem Motora
• Transferência de Aprendizagem (TA)

 

Disciplina 3 :Educação Popular

Unidade I
• Conceito e Histórico da Educação Popular
• O Saber Surge e Circula
• Terminologia Popular
• Educação Popular Hoje


Unidade II
• Senso Comum e a Construção Científica da Educação Popular
• Competências e Virtudes dos Educadores
• Metodologias na Educação Popular
• Conceito de Comunidade


Unidade III
• Projetos Multidisciplinares e a Educação Popular
• Etapas e Objetivos dos Projetos Multidisciplinares
• Percepção dos Educadores
• Avaliação na Perspectiva da Educação Popular


Unidade IV
• O Papel da Educação Junto aos Setores Populares
• Superação de Barreiras Escolares e a Educação Popular
• Desafios da Educação Popular Atualmente
• Tendências da Educação Popular no Cenário Político-Social Brasileiro

 

Disciplina 4 : Educação Inclusiva

Unidade I – Educação Especial no Brasil e no Mundo
• Educação Especial no Mundo
• Educação Especial no Brasil
• Legislação da Educação Especial: Percurso Histórico
• Educação Especial X Educação Inclusiva

Unidade II – Fundamentos da Educação Inclusiva
• Princípios e Fundamentos de Uma Escola Inclusiva
• Adaptações Curriculares Para A Inclusão
• Os Desafios dos Professores na Educação Inclusiva
• Capacitação Docente Para Educação Inclusiva

Unidade III – Implementando a Educação Inclusiva
• Educação Inclusiva: a Diversidade na Aprendizagem
• Parâmetros Curriculares Nacionais e \ Educação Inclusiva
• Equipe Multidisciplinar Para Educação Inclusiva
• Família e Escola no Processo de Inclusão

Unidade IV – Tecnologias e Recursos Para a Inclusão
• Tecnologia Assistiva na Educação Inclusiva
• Salas de Recursos Multifuncionais
• Avaliação Tradicional Versus a Avaliação Inclusiva
• Deficiências e Transtornos Objeto da Educação Inclusiva

 

Disciplina 5 :Educação das Relações Étnico Raciais

Unidade I – Diversidade Cultural e Étnico-Racial
• Diversidade Cultural na Formação Humana e Nacional
• Discurso Pedagógico da Diversidade
• Introdução a Educação Étnico-Racial
• Fundamentos Legais Para a Educação das Relações Étnico-Raciais

Unidade II – A Formação Étnico-Racial do Brasil
• Histórias, Culturas E Sociedades Africanas
• O Negro na Sociedade Brasileira e Suas Contribuições
• Sociedades Ameríndias e os Povos Indígenas do Brasil
• As Contribuições dos Povos Indígenas à Sociedade Brasileira

Unidade III – Diversidade Cultural
• A Diversidade Cultural e o Respeito às Diferenças
• A Diversidade Cultural Brasileira e a Prática Docente
• Práticas Pedagógicas Para as Semelhanças e Diferenças
• O Papel do Educador Diante da Diversidade Cultural

Unidade IV – Relações Étnico-Raciais na Educação
• A Escola Como Espaço Privilegiado de Encontro das Diferenças
• Metodologia de Ensino em Educação das Relações Étnico-Raciais
• Produzindo uma Educação Voltada às Relações Étnico-Raciais
• Currículos e a Diversidade Cultural e Étnico-Racial

Disciplina 6 : Da Teoria para a Prática: Educação Especial Inclusiva para a Diversidade

• Diversidade e Inclusão na sala de aula
• Em direção à uma verdadeira prática inclusiva
• Preparando todos os Professores para ensinar a todos os alunos
• Alunos com necessidades educativas especiais: surdez, deficiência auditiva, cegueira e baixa visão
• Alunos com necessidades educacionais especiais: deficiência intelectual
• Tecnologia Assistiva



Trabalho de Conclusão do Curso - TCC
(OPTATIVO)

Informações e Inscrições: (32) 2101-5039 (Pós-graduação Suprema)

A orientação se dará através de vídeos, aulas, materiais complementares e/ou fóruns de discussão com o tutor/professor, após contratação da disciplina extra de Metodologia da Pesquisa, acrescidos de mais dois meses de pagamento de mensalidades.

Disciplina 1: Introdução ao Método Científico:

• Métodos Científicos;
• Metodologia: do conhecimento prévio à síntese;
• Como selecionar a técnica apropriada ao seu objeto de estudo
• Hipóteses de Pesquisa.

Disciplina 2: Qualidade da Informação e Pesquisa em Bases de Dados:

• Fontes Confiáveis de Informação Acadêmica;
• Escolha de Fontes para Elaboração de Materiais.
• Pesquisa na Base de Dados SciELO.

Redação Científica: Tutorial e Acompanhamento para Elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso do Estudante até o 12º mês
• Normatização do Trabalho de Conclusão de Curso;
• Elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso no formato de Artigo Científico Original, Artigo de Revisão ou Artigo de Relato de Experiência que contenham propostas de intervenção na unidade escolar dos pós-graduandos;
• Acompanhamento e Tutoria para Elaboração de Artigos Científicos.


Local

CURSO EAD: PLATAFORMA OSCHESTRA CLASSROOM


Certificação MEC

  • Cursos autorizados de acordo com a resolução MEC N° 1/2018
  • Mesmo diploma do ensino presencial.

e-Biblioteca

Acervo disponível na biblioteca virtual acervo composto de aproximadamente 2500 (dois mil e quinhentos) livros digitais, bases de dados e outros recursos digitais disponibilizados pela biblioteca da IES


Documentação necessária para inscrição

Enviar para: posgraduacao@fgs.suprema.edu.br

  • 1 foto 3X4;
  • RG, CPF ou carteira do conselho regional (frente e verso);
  • Título de eleitor (frente e verso);
  • comprovante de residência;
  • Diploma (frente e verso).