CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EAD ONLINE

Especialização em Ensino de História

Sobre o curso

A Especialização Lato Sensu em História para a Educação Básica busca proporcionar aos pós-graduandos os conhecimentos teóricos, práticos e metodológicos que lhes facultem o exercício de suas funções e assegure o crescimento profissional. O curso atende a uma necessidade pelo fato de a formação inicial dos licenciados em História e/ou pedagogos não abordarem de forma ampla sobre o ensino do conteúdo, sobre as metodologias de ensino/aprendizagem, sobre a importância da transposição didática. No entanto, ao inserir-se na prática pedagógica, ao professor é exigido domínio, além do conteúdo, da habilidade de ensiná-lo às crianças e adolescentes que possuem modos próprios de aprendizagem.


Webinário FGS

É um seminário online em vídeo, gravado ou ao vivo, que permite a interação da audiência via chat dentro do nosso AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem, a plataforma Orchestra/Classroom ou através da plataforma Google Meet, que permite interação síncrona. É um eficiente formato de apresentação e discussão de conteúdo para o aprendizado contínuo, constituindo-se um diferencial dos cursos Suprema/FGS EAD.

Ao concluir o curso, o estudante ou o profissional receberá o certificado de Pós-Graduação Lato Sensu em Especialização em Ensino de História.


Coordenador (a) do Curso

Profª Dra. Francisca Cristina de Oliveira e Pires


Público-alvo

O curso é dirigido a portadores de diploma de Ensino Superior que atuam na Educação Básica e na Educação Superior, educadores, professores, pedagogos e demais profissionais que desejam se dedicar às questões que envolvem atividades na área de ensino de História.


Disciplinas

 

Disciplina 1: Bases filosóficas e epistemológicas do Ensino de História

• Bases filosóficas e epistemológicas do Ensino de História - 1° Webinário
• História e ensino de história
• Correntes e tendências pedagógicas da História
• Didática da história na perspectiva alemã
• Ensino de História e o Desenvolvimento da Ideia de Temporalidade
• Cidadania, Diversidade Cultural e Ensino de História
• Ensino de história e desenvolvimento do pensamento crítico



Disciplina 2: O Ensino de História e a Base Nacional Comum Curricular

O Ensino de História e a Base Nacional Comum Curricular - 2° Webinário
• O ensino de história em discussão: os parâmetros curriculares nacionais e o ensino de história
• O ensino de história nos anos iniciais do ensino fundamental no Contexto da BNCC
• Livros didáticos de história para os anos iniciais do ensino fundamental: entre propostas estimulantes e abordagens tradicionais
• Ensino De História e o Mundo do Trabalho
• O saber histórico nos anos iniciais do ensino fundamental: possibilidades de uma aprendizagem significativa
• Ensino da História Geral e possibilidades didáticas


Disciplina 3: Métodos e processos de ensino-aprendizagem

• Métodos e processos de ensino-aprendizagem - 3° Webinário
• A História ensinada: educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental
• Imagens que educam: as ilustrações dos livros didáticos de história e sua utilização no processo de ensino-aprendizagem
• Projeto educativo de História
• O Uso de Fontes Históricas do Ensino de História
• A prática de ensino em História Antiga
• Livros e materiais didáticos de história


 
Disciplina 4: A História em seus sentidos

• A História em seus sentidos - 4° Webinário
• Psicologia Educacional
• Os educandos e a aprendizagem de conteúdos históricos: a aprendizagem significativa
• Ensino da História Local e a Construção da Identidade
• História e consciência histórica
• Orientações didáticas para o ensino de história nos anos iniciais: propostas curriculares e didático-metodológicas
• Novas linguagens no ensino de história: ressignificando os saberes escolares


 
Disciplina 5: A produção de conhecimentos em História , Possibilidades de diálogos e Desafios da Atuação da Docência

A produção de conhecimentos em História , Possibilidades de diálogos e Desafios da Atuação da Docência - 5° Webinário
• Educação contemporânea: currículo, didática e planejamento a partir de um olhar sociológico
• Temas transversais e projetos didáticos no ensino de história
• Museus e arquivos: laboratórios de aprendizagem
• Ensino de história e educação patrimonial
• As categorias históricas no processo de ensino-aprendizagem: uma abordagem interdisciplinar
• Diversidade Cultural e os Patrimônios Históricos da Humanidade
• Ensinar história em tempos de memória
• O Livro Didático de História: Estratégias de Uso
• Ensino de História no Contexto da Lei 11.645/2008: Desafios e Possibilidades de Trabalho
• Organização dos conteúdos de história: os aspectos socioculturais e sua influência na prática docente
• A avaliação como processo de reconstrução do conhecimento: abordagens e perspectivas
• O saber histórico e o saber histórico escolar: limites e possibilidades na prática pedagógica


 
Disciplina 6: Percurso do Ensino de História

• Percurso do Ensino de História - 6° Webinário
• História e História da Educação
• A nova sociologia da educação e sua implicação para a educação
• A didática e a sua contextualização histórica: uma abordagem sobre o ontem e o hoje na arte de ensinar
• Disciplina e eventualidade: historiadores, conhecimento e ensino do passado
• Identidade Cultural e Ensino de História no Brasil
• Tecnologias e Novos Suportes de Informação: Possibilidades para o Processo da Aprendizagem Histórica

 



Trabalho de Conclusão do Curso - TCC
(OBRIGATÓRIO)

Disciplina 1: Introdução ao Método Científico:

• Métodos Científicos;
• Metodologia: do conhecimento prévio à síntese;
• Como selecionar a técnica apropriada ao seu objeto de estudo
• Hipóteses de Pesquisa.

Disciplina 2: Qualidade da Informação e Pesquisa em Bases de Dados:

• Fontes Confiáveis de Informação Acadêmica;
• Escolha de Fontes para Elaboração de Materiais.
• Pesquisa na Base de Dados SciELO.

Redação Científica: Tutorial e Acompanhamento para Elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso do Estudante até o 12º mês
• Normatização do Trabalho de Conclusão de Curso;
• Elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso no formato de Artigo Científico Original, Artigo de Revisão ou Artigo de Relato de Experiência que contenham propostas de intervenção na unidade escolar dos pós-graduandos;
• Acompanhamento e Tutoria para Elaboração de Artigos Científicos. (Trabalho de Conclusão de Curso).

 


Local

CURSO EAD: PLATAFORMA OSCHESTRA CLASSROOM


Certificação MEC

  • Cursos autorizados de acordo com a resolução MEC N° 1/2018
  • Mesmo diploma do ensino presencial.

e-Biblioteca

Acervo disponível na biblioteca virtual acervo composto de aproximadamente 2500 (dois mil e quinhentos) livros digitais, bases de dados e outros recursos digitais disponibilizados pela biblioteca da IES


Documentação necessária para inscrição

Enviar para: posgraduacao@fgs.suprema.edu.br

  • 1 foto 3X4;
  • RG, CPF ou carteira do conselho regional (frente e verso);
  • Título de eleitor (frente e verso);
  • comprovante de residência;
  • Diploma (frente e verso).