CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EAD ONLINE

Especialização em Pedagogia de Projetos

Sobre o curso

O curso de Pós-Graduação em Pedagogia de Projetos tem o intuito de fazer com que os profissionais da educação conheçam e experienciem uma forma de organização curricular em que não são os protagonistas, já que os alunos são instigados a explorar a realidade, por meio das relações entre as áreas de conhecimentos. A educação tradicional, na qual professor é tomado como o centro do processo de ensino/aprendizagem não deve ser mais uma realidade, devendo o aluno ser considerado o protagonista.


Webinário FGS

É um seminário online em vídeo, gravado ou ao vivo, que permite a interação da audiência via chat dentro do nosso AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem, a plataforma Orchestra/Classroom ou através da plataforma Google Meet, que permite interação síncrona. É um eficiente formato de apresentação e discussão de conteúdo para o aprendizado contínuo, constituindo-se um diferencial dos cursos Suprema/FGS EAD.

Ao concluir o curso, o estudante ou o profissional receberá o certificado de Pós-Graduação Lato Sensu Pedagogia de Projetos


Coordenador (a) do Curso

Profª Dra. Francisca Cristina de Oliveira e Pires


Público-alvo

Professores e profissionais da área da educação portadores de diploma de curso superior.


Disciplinas

 

Disciplina 1 : Fundamentos da Educação

Unidade I – Educação: Concepção e Políticas Públicas
• Concepção de Educação
• Natureza e Especificidade da Educação
• Perspectivas Atuais da Educação
• Educação no Contexto das Políticas Públicas

Unidade II – Pedagogia, Educação e Cultura
• Pedagogia X Ciências da Educação
• Pedagogia X Andragogia
• Pedagogia e os Diversos Segmentos da Educação
• Educação X Cultura

Unidade III – A Carreira de Pedagogia
• Pedagogia na Contemporaneidade
• Formação e Atuação do Pedagogo
• Perspectivas Profissionais do Pedagogo
• Educação no Contexto Mercadológico

Unidade IV – Perspectivas da Educação Ideológica e Tecnológica
• Pensadores dos Séculos XVIII, XIX e XX
• Concepções e Tendências Pedagógicas no Brasil
• Educação X Ideologia
• Educação e Tecnologia
• Diferentes tendências pedagógicas: liberais e progressistas



Disciplina 2: Currículos e Projetos Pedagógicos

Unidade I – Currículo, BNCC, Educação Profissional e Superior
• Conceitos de Currículo e a História Das Disciplinas Escolares
• Trajetória Histórica do Currículo
• Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
• Ensino Profissionalizante e Educação Superior

Unidade II – Currículo: Tipos e Concepções
• O Currículo
• Diferentes Tipos de Currículo: Diálogos e Conflitos
• Currículo e as Políticas Públicas
• O Currículo Como Produção Social e o Currículo Oculto

Unidade III – Currículo Por Competências e Itinerários
• Seleção e Organização dos Conteúdos Curriculares na Escola
• O Currículo Numa Abordagem Por Competências
• Itinerários Formativos e Flexibilidade Curricular
• Métricas e Cargas Horárias Curriculares

Unidade IV– Projetos Pedagógicos
• Conceitos e Definições de Projetos Pedagógicos
• Estruturação de um Projeto Pedagógico Curricular
• Documentos Acessórios do Projeto Pedagógico Curricular
• Tendências Curriculares no Brasil



Disciplina 3: Educação Popular

Unidade I
• Conceito e Histórico da Educação Popular
• O Saber Surge e Circula
• Terminologia Popular
• Educação Popular Hoje


Unidade II
• Senso Comum e a Construção Científica da Educação Popular
• Competências e Virtudes dos Educadores
• Metodologias na Educação Popular
• Conceito de Comunidade


Unidade III
• Projetos Multidisciplinares e a Educação Popular
• Etapas e Objetivos dos Projetos Multidisciplinares
• Percepção dos Educadores
• Avaliação na Perspectiva da Educação Popular


Unidade IV
• O Papel da Educação Junto aos Setores Populares
• Superação de Barreiras Escolares e a Educação Popular
• Desafios da Educação Popular Atualmente
• Tendências da Educação Popular no Cenário Político-Social Brasileiro
• Projetos multidisciplinares envolvendo as concepções da educação popular


Disciplina 4: Novos Espaços/Outros Olhares

• Perspectiva crítica e inclusiva
• Novos espaços educacionais e novas abordagens para o conhecimento
• Metadisciplinaridade e Interdisciplinaridade
• Metodologias para atuação nos espaços de educação não formal
• Educação inclusiva
• Conceituando ensino integrado e o inclusivo

 

Disciplina 5 :Pedagogia de Projetos

• Experiências transformadoras em sala de aula
• Aprendizagem baseada em projetos e em problemas
• Projetos de trabalho: uma abordagem da complexidade do conhecimento escolar
• Construção de projetos pedagógicos para as organizações
• Pedagogia de Projetos
• A avaliação em projetos de trabalho

Disciplina 6 : Metodologias Ativas

Unidade I – Metodologias Ativas e a Educação 4.0
• O Que São Metodologias Ativas
• A Educação 4.0 e o Mundo VUCA
• Aplicação das Metodologias Ativas na Sala de Aula
• Avaliação nos Processos Que Utilizam as Metodologias Ativas

Unidade II – Aprendizagem Baseada em Problemas e Projetos
• Aprendizagem Baseada em Problemas – PBL
• Problem Based Learning (PBL): Fundamentos da Metodologia
• Aprendizagem Baseada em Projetos – ABP
• Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP): Principais Fundamentos de Projetos Pedagógicos

Unidade III – Ensino Adaptativo e Gamificação da Aprendizagem
• Ensino Adaptativo: Cenários e Ambientes Virtuais de Aprendizagem
• Ensino Adaptativo: Experiências de Aplicação
• Aprendizagem Baseada em Games e Gamificação
• Aplicando Games e Gamificação à Aprendizagem

Unidade IV – Sala de Aula Invertida e o Design Thinking
• A Escola do Século XXI
• A Sala de Aula Invertida
• Origem e Evolução do Design Thinking
• Ferramentas para Aplicação do Design Thinking



Trabalho de Conclusão do Curso - TCC
(OPTATIVO)

Informações e Inscrições: (32) 2101-5039 (Pós-graduação Suprema)

A orientação se dará através de vídeos, aulas, materiais complementares e/ou fóruns de discussão com o tutor/professor, após contratação da disciplina extra de Metodologia da Pesquisa, acrescidos de mais dois meses de pagamento de mensalidades.

Disciplina 1: Introdução ao Método Científico:

• Métodos Científicos;
• Metodologia: do conhecimento prévio à síntese;
• Como selecionar a técnica apropriada ao seu objeto de estudo
• Hipóteses de Pesquisa.

Disciplina 2: Qualidade da Informação e Pesquisa em Bases de Dados:

• Fontes Confiáveis de Informação Acadêmica;
• Escolha de Fontes para Elaboração de Materiais.
• Pesquisa na Base de Dados SciELO.

Redação Científica: Tutorial e Acompanhamento para Elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso do Estudante até o 12º mês
• Normatização do Trabalho de Conclusão de Curso;
• Elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso no formato de Artigo Científico Original, Artigo de Revisão ou Artigo de Relato de Experiência que contenham propostas de intervenção na unidade escolar dos pós-graduandos;
• Acompanhamento e Tutoria para Elaboração de Artigos Científicos.


Local

CURSO EAD: PLATAFORMA OSCHESTRA CLASSROOM


Certificação MEC

  • Cursos autorizados de acordo com a resolução MEC N° 1/2018
  • Mesmo diploma do ensino presencial.

e-Biblioteca

Acervo disponível na biblioteca virtual acervo composto de aproximadamente 2500 (dois mil e quinhentos) livros digitais, bases de dados e outros recursos digitais disponibilizados pela biblioteca da IES


Documentação necessária para inscrição

Enviar para: posgraduacao@fgs.suprema.edu.br

  • 1 foto 3X4;
  • RG, CPF ou carteira do conselho regional (frente e verso);
  • Título de eleitor (frente e verso);
  • comprovante de residência;
  • Diploma (frente e verso).